A Ora Pro Nobis (Pereskia aculeata)
BELAS MUDAS DE ORA PRO NOBIS
Mudas com aproximadamente 60 centímetros - Já Florem!
Planta riquíssima em Proteínas e Vitaminas!
Muito atrativa para as abelhas!
Nome científico: Pereskia Aculeata
Nomes Populares: Ora-Pro-Nobis, Trepadeira Limão, Obrobó, Labrobó.
Descrição geral:
Planta originária do continente americano é encontrada facilmente nos Estados Unidos e na região sudeste do Brasil. É uma planta cactácea, um cacto trepadeira e possui espinhos sendo muito comum seu uso em cercas vivas. Se desenvolve muito tanto na sombra quanto no sol pleno. A origem do nome Ora-Pro-Nobis vem do latim e significa "rogai por nós". Segundo tradições populares a origem deste nome se deve a pessoas que colhiam a planta no fundo do quintal da casa de um padre enquanto ele rezava em latim "ora pro nobis".
Cultivo:
A planta se desenvolve muito bem tanto no sol quanto na sombra. É propagada por meio de estacas e deve ser plantada em solo fértil e rico em matéria orgânica. Depois de enraizadas podem ser transplantadas para o local definitivo.
Consumo e Utilizações:
Culinária: As folhas podem ser usadas da mesma forma que o orégano. Após secas e moídas podem ser usadas em sopas, omeletes, tortas e refogados. As folhas também podem ser consumidas cruas, na forma de saladas. Também é usada para enriquecer farinhas, massas e pães em geral. Ultimamente vem sendo usada para a fabricação de da farinha múltipla, complemento nutricional no combate a fome. Alguns agropecuaristas também a usam para a alimentação animal, tanto in natura quanto misturadas as rações, o que barateia o custo de alimentação.
Medicinal: Por ser uma planta muito rica em ferro é indicada para o tratamento de anemias. As folhas também são ricas nas vitaminas A, B, e C, fibras e em mucilagem, o que contribui para o bom funcionamento do intestino. Utilizada para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada. Na forma de chá pode ser usada como depurativa do sangue e tônica, o que a torna muito eficaz no tratamento de cistites, ulceras, queimaduras, problemas de pele e processos inflamatórios. Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras comprovaram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de cólon, hemorróidas, tumores intestinais, diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar fucúnculos e sífilis.