Características
Nome do filme
Os Bons Companheiros
Diretor do filme
Martin Scorsece
Formato do filme
16 x 9 Widescreen Anamórfico
Resolução de vídeo
Colorido
Quantidade de discos
1
Áudio
Dolby 5.1
Gênero
Drama
Companhia produtora
Warner Bros
Formato
Físico
Descrição
Em um dia de verão do ano de 1933, enquanto os Estados Unidos passavam pelas dificuldades da Grande Depressão, em uma cidade da Filadélfia um cinema, o La Paloma, estava sendo inaugurado, e o pequeno Gennaro (Jerry Barone) precisava de 25 centavos (ou Two Bits, nome do filme em inglês). No auge dos seus 12 anos, e vivendo um cenário de privação coletiva, tudo que o menino tinha era a promessa de herança do seu avô: assim que ele morresse, deixaria para Gennaro exatamente essa quantia.
Trata-se de uma história sobre o rito de passagem da infância para a adolescência. Gennaro busca, neste dia, de todas as formas, ganhar o valor desejado, e seus pequenos trabalhos o levam a situações difíceis – e até trágicas.
O tom nostálgico e terno deve-se, sobretudo, ao núcleo familiar: a mãe, viúva (Mary Elizabeth Mastrantonio) e o avô velhinho, um italiano que imigrou para a América aos 17 anos de idade, representado com maestria por um Al Pacino ainda jovem – a figura forte na condução da vida do menino.
Em Londres um nigeriano, Okwe (Chiwetel Ejiofor), que trabalha como motorista de táxi de dia e à noite é o recepcionista do Baltic, um pequeno hotel. Numa noite, ao vistoriar o quarto 510, repara que o vaso sanitário estava entupido e toma um choque ao saber o motivo do entupimento: um coração humano. Ele pensa em delatar o caso para a polícia mas recua, pois Okwe está ilegal na Inglaterra. Ele só confia realmente em uma pessoa, Senay (Audrey Tatou), uma turca que trabalha no Baltic como camareira. Senay não poderia trabalhar em lugar nenhum, pois ela entrou com um pedido para legalizar sua permanência e enquanto a imigração não toma uma decisão não pode ter emprego. Com isso ambos estão em uma situação muito vulnerável. Além disto Okwe dorme no apartamento de Senay e, obviamente, isto não pode ser descoberto. Okwe descobre que um outro funcionário do hotel está envolvido em tráfico de órgãos e que os doadores cedem um rim e em troca recebem um passaporte falso, para irem para outro país já usando outra identidade. Entretanto as "cirurgias" são feitas de forma muito precárias, que redundam ou em morte ou com os doadores tendo um grave infecção, pois são retalhados pelo "cirurgião".